NELSINHO SILVA

Bem vindo ao meu Blog

Como Regular as Válvulas da Yamaha Fazer 250

Este post foi editado por Leuri

: 26/05/2007, 13:56

Créditos e direitos à Leuri

Usuário do Fórum Fazer On Line

 

Tutorial como regular válvulas da Yamaha Fazer.

Material e ferramentas necessárias.

- Chave de boca nº 10 e uma 15/16

- Chave Philips- chave allen de 4mm

- Alicate bico fino ( porque eu não tenho uma chave especial q a concessionária usa)

- Chave em ”L” nº 14

- Chave de fenda

- Calibre de lâminas ( que tenha 0,05 – 0,10 e 0,15 )

Foto 1

 

CHEGANDO ATÉ AS VÁLVULAS

Com a chave philips retire os 2 parafusos indicados na foto. Retire os plásticos laterais puxando pra fora. É meio duro mesmo.Procure pegar por trás pra nao quebrar !!!

Foto 2

 

Na sequencia foto sem o plástico lateral, mostrando a tampa do filtro de ar e parafuso que deve ser retirado pra remover a carenagem do tanque.

Foto 3

Essa foto abaixo indica o outro parafuso a ser retirado para remover a carenagem do tanque.

foto 4

Com esses dois parafusos fora é hora de tirá-la, repare que existe um engate com uma borrachinha (bem no alto). Puxe os dois pinos pra fora e em seguida pra frente pra desencaixar como na foto.

foto 5

Repita a operação no outro lado, aqui a foto com tudo fora e indicando os pontos que tem parafusos ou encaixes.

foto 6

 

Retire o parafuso superior do tanque com a chave de boca nº10

foto 7

Agora vamos retirar a mangueira do combustível (lado E), solte o parafuso philips na seta vermelha  antes,depois pressione para dentro os dois conectores azuis na foto abaixo e puxe para fora a mangueira.

ATENÇAO: ja deixe um pano por baixo da mangueira pois a gasolina que esta nela vai escorrer.Foto da mangueira.

foto 8

Foto da mangueira ja retirada

foto 9

Agora temos que retirar o Plug que vai na bomba de combustivel, para isso levante um pouco o tanque e com a outra mão aperte e puxe o plug.

foto 10

Agora você ja pode tirar o tanque pra fora, basta puxar para trás e para cima pra desencaixar das borrachas, mas cuide pra mangueira nao enroscar nos cabos !!A Fazer agora está pelada !!!

foto 11

Com a chave de boca 15/16 retire as duas tampas das valvulas.

Admisão

foto 12

e Escape.

foto 13

Agora abra as duas tampinhas plásticas da lateral esquerda do motor pra ter acesso a marca “T” e ao magneto. Enrole um pano na chave de fenda pra nao marcar as tampas que são de plástico !!! Procure deixar a moto mais reta possível pra que não pingue óleo

foto 14

Acertando o ponto pra regular as válvulas.

MUITO IMPORTANTE !!!

Esse passo é crucial para andamento da coisa toda.

Gire com a chave em ”L” nº 14 o magneto para sua esquerda como na foto:

foto 15

Na tampa menor você verá a duas marcas, uma está na carcaça do motor e a outra no magneto (marca ”T”), como na foto.Na Fazer essa marca ”T” é dois pontos, eu alinhei no meio deles pra regular

foto 16

Alinhe essas duas marcas e verifique se o pistão esta em PMS (ponto max. superior)você pode retirar a vela pra ficar mais leve pra girar e aproveitar pra ver se o pistão está no altura máxima).Verifique se os balancins (ADM e ESC) estao soltos, ao mexe-los deverá sentir uma pequena folga. Se isso nao ocorrer de uma volta inteira no motor e pare novante na marca ”T”.

foto 17

ATENÇAO: Não começe a regular as válvulas sem ter certeza que

- A marca “T” esta alinhada

-O pistao esteja em PMS (ponto max. superior)

- E os balancis estejam soltos

Com tudo isso conferido, vamos regular 1º a válvula de escape. A folga indicada pelo guia de serviço no escape é de 0,08 a 0,15.Aqui a lâmina de 0,05 deve passar muita solta entre o parafuso e a haste de valvula. A de 0,10 tb deve passar solta e a de 0,15 deve entrar bem justa. Caso a de 0,05 não entrar ou ade 0,15 ficar muito solta é necessario ajuste.No meu caso o escape estava passando a lamina 0,15 solta, o que indica folga.

foto 18

Para ajustar é necessário soltar a porca com a chave de boca nº10, colocar a lâmina desejada, por ex. a 0,10 e apertar o parafusinho com a alicate ate prender levente a lamina entre a haste de valvula e o parafuso. E voltar a apertar o parafuso com a chave nº 10. Aperte bem esse parafuso !!! Agora confira com q folga ficou. A minha deixei com afolga entre 0,10 e e 0,15 bem justo o que indica q a folga esta entre esses dois valores. Ficou + ou – em torno de 0,13 a 0,14

foto 19

Repita a operação na válvula de admisão, lembrando que a folga aqui é menor pois aquece bem menos, vai de 0,05 até 0,10.Aqui eu deixei passar o 0,05 livre e o 0,10 apertadinho. Ficou com folga em torno de 0,08 a0,09.

foto 20

 

Recomendações gerais e não menos importantes

-Aperte bem o parafuso da haste da válvula, vc nao vai querer um parafuso solto dentro do cabeçote e porque ao apertar costuma diminuir a folga. (verifique na sequencia antes de fechar).

-A tampa da válvula que se abre com a chave 15/16 não precisa apertar ate sair agua !!! só de uma encostadinha

- Procure fazer isso em local mais limpo possivel e com ferramentas adequadas.

-Limpe sempre as ferramentas antes de ajustar as válvulas,pode acontecer de grudar sujeira no oleo das ferramentas e depois você passar pra dentro na hora de apertar

-Faça com calma, leve o tempo q precisar !!!

Resultado final:

Diminui um pouco o barulho das válvulas, mas ainda assim permanece ruidoso como era quando 0Km,Característica que os donos e donas (lembrei de ti Sky) sabem como é.

CREDITOS AO LEURI USUÁRIO DO FÓRUM FAZER ON LINE

About these ads

Single Post Navigation

27 thoughts on “Como Regular as Válvulas da Yamaha Fazer 250

  1. M M on said:

    Parabens cara! Sou o M.M da comu da FAZER…

    Show o Tuto.

    • claudio on said:

      Claudio Gandolfe: Boa sua explicação, muito boa ! Vou regular as valvulas da minha fazer. A todos cuidem bem de suas motos use sempre combústivel em posto de confiança, nunca ande na reserva, troque o oleo e filtro no tempo certo é importante ler o manual de cada motocicleta. Um grande abraço.

  2. Rodrigo on said:

    Comprei minha primeira moto e sou leigo no assunto. Parabéns pelo artigo.Conto com todos vocês para me ajudar -abraços.

  3. gostei muito asin terei condisoes de fazer a regulagen da minha fezer pois e a primeira moto da yamaha que comprei

  4. moises on said:

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento, um grande abraço valeu

  5. Adamastor on said:

    Existe a possibilidade de fazer a regulagem das válvulas da Fazer SEM retirar o tanque de combustível? Me disseram que deve se evitar retirar o tanque pra evitar danos ao sistema, minha moto é 2010/2011 já do modelo com farol novo.

    • Acredito que tenha como fazer sim,mais ja adianto que será bem trabalhoso,ja que nao terá espaço e nem visão suficiente.
      Sobre danos ao sistema,ssinceramente nao vejo a possibilidades de causar danos,desde que seja feito os procedimentos com calma e cuidado,unico mal que pode acontecer é se na hora de desconectar embaixo do tanque for forçado a ponto de quebrar.

      • Adamastor on said:

        Nelsinho Silva,

        Agradeço as suas informações, que me foram muito úteis, minha Fazer é 2010/2011 e está agora com 8.000 km, eu fiz a regulagem das válvulas como você descreveu, tive dificuldades para a retirada do tanque que tem mais ligações do que foi descrito, e as tampas das válvulas usam chave de boca numero 24, desta forma eu não retirei o tanque com medo de danificar essas ligações, deu muito trabalho, mas com calma e carinho, eu levantei o tanque e o suportei a uns 15 cm de altura pra facilitar o trabalho.

        Como curiosidade a válvula de admissão estava travada, não passava de jeito algum a lâmina de 0,05, mas ficou tudo bem depois da regulagem, aproveitei pra colocar uma vela de iridium e amanhã vou andar com ela pra ver como ficou, aparentemente está tudo bem depois que a liguei pra ver se funcionava (rs).

        Acredito que na revisão de 1000 km a agência estragou a regulagem das válvulas porque antes dessa revisão ela fazia 32,84 km/l com médias parciais de 32,54 / 32,86 / 33,14 km/l e depois da revisão de 1000 km ela passou para uma média de no máximo 28,5 km/l.

        Por isso, eu acredito que isso deva ter acontecido pelo travamento da válvula de admissão que como disse estava com folga menor que 0,05 mm.

        Vamos ver agora se com a boa regulagem e a vela nova de iridium eu volte a fazer médias acima de 30 km/l na minha forma tranquila de conduzir a moto.

        De novo,

        Muito obrigado e parabéns pelas informações.

        Adamastor Vaz

  6. Geovane on said:

    para retirar o tanque é necessário ele estar sem vazio ou a mangueira tem uma sistema que bloqueia a saída do combustível quando retirada?

  7. Geovane on said:

    aguardo resposta obrigado

  8. rogeriobraga on said:

    muito bom tirei minhas duvidas!grato,rogeriobraga

  9. William F.dos Santos on said:

    meus parabens pela sua explicação excelente valeu

  10. pablo careli on said:

    excelente conteúdo! parabéns

  11. edumirante on said:

    Parabéns
    precisamos de pessoas como vc ,que são prestativos
    obrigado

  12. vandinei on said:

    alem das valvulas, tem mais alguma coisa que pode fazer barulho do lado direito do motor quando o motor esta quente

  13. marivaldo on said:

    Gostei mande o seu email tenho uma faizer mais eu mesmo gosto de dar manutenção grato pela dica. Até mais

  14. Dias on said:

    Excelente publicação camarada, muito técnico e preocupado com as dificuldades da manutenção residencial de nossas máquinas…perfeito.

  15. João Danilo on said:

    Bem explicado, se todos os mecânicos tivesem os mesmos cuidados com o motor e disciplina para fazer o trabalho seria otimo a todos.

  16. Rodrigo on said:

    Amigo, como faço pra trocar os retentores das valvulas, já que to olhando pra elas ! hehehehe

    • Olá,infelizmente nao sei te ajudar,essa parte é um pouco mais complicada e eu cheguei a ter a necessidade de troca-las,por esse motivo,nao cheguei a aprender mexer nessa parte.
      Recomendo o serviço de um profissional se tiver duvidas

  17. Antonio Oliveira on said:

    Eh normal o motor da fazer ser barulhento? Tenho uma 2013 e faz o maior barulho, Vou levar na concessionária e ver que pode ser feito.

    • Opa,é normal sim,ele ter um barulho como se tivesse valvulas batendo,mais fique atento,pode ser que a sua esteja acima do normal,se nao tiver condiçoes de levar logo ha uma CC Yamaha,pelo menos,tente ouvir o barulho em outra fazer pra comparar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: