NELSINHO SILVA

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Como Regular as Válvulas da Yamaha Fazer 250

Este post foi editado por Leuri

: 26/05/2007, 13:56

Créditos e direitos à Leuri

Usuário do Fórum Fazer On Line

 

Tutorial como regular válvulas da Yamaha Fazer.

Material e ferramentas necessárias.

– Chave de boca nº 10 e uma 15/16

– Chave Philips- chave allen de 4mm

– Alicate bico fino ( porque eu não tenho uma chave especial q a concessionária usa)

– Chave em ”L” nº 14

– Chave de fenda

– Calibre de lâminas ( que tenha 0,05 – 0,10 e 0,15 )

Foto 1

 

CHEGANDO ATÉ AS VÁLVULAS

Com a chave philips retire os 2 parafusos indicados na foto. Retire os plásticos laterais puxando pra fora. É meio duro mesmo.Procure pegar por trás pra nao quebrar !!!

Foto 2

 

Na sequencia foto sem o plástico lateral, mostrando a tampa do filtro de ar e parafuso que deve ser retirado pra remover a carenagem do tanque.

Foto 3

Essa foto abaixo indica o outro parafuso a ser retirado para remover a carenagem do tanque.

foto 4

Com esses dois parafusos fora é hora de tirá-la, repare que existe um engate com uma borrachinha (bem no alto). Puxe os dois pinos pra fora e em seguida pra frente pra desencaixar como na foto.

foto 5

Repita a operação no outro lado, aqui a foto com tudo fora e indicando os pontos que tem parafusos ou encaixes.

foto 6

 

Retire o parafuso superior do tanque com a chave de boca nº10

foto 7

Agora vamos retirar a mangueira do combustível (lado E), solte o parafuso philips na seta vermelha  antes,depois pressione para dentro os dois conectores azuis na foto abaixo e puxe para fora a mangueira.

ATENÇAO: ja deixe um pano por baixo da mangueira pois a gasolina que esta nela vai escorrer.Foto da mangueira.

foto 8

Foto da mangueira ja retirada

foto 9

Agora temos que retirar o Plug que vai na bomba de combustivel, para isso levante um pouco o tanque e com a outra mão aperte e puxe o plug.

foto 10

Agora você ja pode tirar o tanque pra fora, basta puxar para trás e para cima pra desencaixar das borrachas, mas cuide pra mangueira nao enroscar nos cabos !!A Fazer agora está pelada !!!

foto 11

Com a chave de boca 15/16 retire as duas tampas das valvulas.

Admisão

foto 12

e Escape.

foto 13

Agora abra as duas tampinhas plásticas da lateral esquerda do motor pra ter acesso a marca “T” e ao magneto. Enrole um pano na chave de fenda pra nao marcar as tampas que são de plástico !!! Procure deixar a moto mais reta possível pra que não pingue óleo

foto 14

Acertando o ponto pra regular as válvulas.

MUITO IMPORTANTE !!!

Esse passo é crucial para andamento da coisa toda.

Gire com a chave em ”L” nº 14 o magneto para sua esquerda como na foto:

foto 15

Na tampa menor você verá a duas marcas, uma está na carcaça do motor e a outra no magneto (marca ”T”), como na foto.Na Fazer essa marca ”T” é dois pontos, eu alinhei no meio deles pra regular

foto 16

Alinhe essas duas marcas e verifique se o pistão esta em PMS (ponto max. superior)você pode retirar a vela pra ficar mais leve pra girar e aproveitar pra ver se o pistão está no altura máxima).Verifique se os balancins (ADM e ESC) estao soltos, ao mexe-los deverá sentir uma pequena folga. Se isso nao ocorrer de uma volta inteira no motor e pare novante na marca ”T”.

foto 17

ATENÇAO: Não começe a regular as válvulas sem ter certeza que

– A marca “T” esta alinhada

-O pistao esteja em PMS (ponto max. superior)

– E os balancis estejam soltos

Com tudo isso conferido, vamos regular 1º a válvula de escape. A folga indicada pelo guia de serviço no escape é de 0,08 a 0,15.Aqui a lâmina de 0,05 deve passar muita solta entre o parafuso e a haste de valvula. A de 0,10 tb deve passar solta e a de 0,15 deve entrar bem justa. Caso a de 0,05 não entrar ou ade 0,15 ficar muito solta é necessario ajuste.No meu caso o escape estava passando a lamina 0,15 solta, o que indica folga.

foto 18

Para ajustar é necessário soltar a porca com a chave de boca nº10, colocar a lâmina desejada, por ex. a 0,10 e apertar o parafusinho com a alicate ate prender levente a lamina entre a haste de valvula e o parafuso. E voltar a apertar o parafuso com a chave nº 10. Aperte bem esse parafuso !!! Agora confira com q folga ficou. A minha deixei com afolga entre 0,10 e e 0,15 bem justo o que indica q a folga esta entre esses dois valores. Ficou + ou – em torno de 0,13 a 0,14

foto 19

Repita a operação na válvula de admisão, lembrando que a folga aqui é menor pois aquece bem menos, vai de 0,05 até 0,10.Aqui eu deixei passar o 0,05 livre e o 0,10 apertadinho. Ficou com folga em torno de 0,08 a0,09.

foto 20

 

Recomendações gerais e não menos importantes

-Aperte bem o parafuso da haste da válvula, vc nao vai querer um parafuso solto dentro do cabeçote e porque ao apertar costuma diminuir a folga. (verifique na sequencia antes de fechar).

-A tampa da válvula que se abre com a chave 15/16 não precisa apertar ate sair agua !!! só de uma encostadinha

– Procure fazer isso em local mais limpo possivel e com ferramentas adequadas.

-Limpe sempre as ferramentas antes de ajustar as válvulas,pode acontecer de grudar sujeira no oleo das ferramentas e depois você passar pra dentro na hora de apertar

-Faça com calma, leve o tempo q precisar !!!

Resultado final:

Diminui um pouco o barulho das válvulas, mas ainda assim permanece ruidoso como era quando 0Km,Característica que os donos e donas (lembrei de ti Sky) sabem como é.

CREDITOS AO LEURI USUÁRIO DO FÓRUM FAZER ON LINE

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34 opiniões sobre “Como Regular as Válvulas da Yamaha Fazer 250

  1. M M em disse:

    Parabens cara! Sou o M.M da comu da FAZER…

    Show o Tuto.

    • claudio em disse:

      Claudio Gandolfe: Boa sua explicação, muito boa ! Vou regular as valvulas da minha fazer. A todos cuidem bem de suas motos use sempre combústivel em posto de confiança, nunca ande na reserva, troque o oleo e filtro no tempo certo é importante ler o manual de cada motocicleta. Um grande abraço.

    • Leilson em disse:

      Boa tarde ,minha Fazer 2010 a cerca de 1 ano estava com problema na marcha lenta ,já havia trocado vela,limpado o corpo ,limpado a sonda lambida, e até trocado o filtro da bomba de gas,acabei de fazer a regulagem da válvula e resolveu meu problema a moto ficou outra, detalhe estava com as válvulas presa,usei a mesma chave do kit (trocar vela) p/ colocar no ponto e as tampas removi com a 24 mm do kit da honda 150,abraço galera ótimo post.

  2. Rodrigo em disse:

    Comprei minha primeira moto e sou leigo no assunto. Parabéns pelo artigo.Conto com todos vocês para me ajudar -abraços.

  3. gostei muito asin terei condisoes de fazer a regulagen da minha fezer pois e a primeira moto da yamaha que comprei

  4. moises em disse:

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento, um grande abraço valeu

  5. Adamastor em disse:

    Existe a possibilidade de fazer a regulagem das válvulas da Fazer SEM retirar o tanque de combustível? Me disseram que deve se evitar retirar o tanque pra evitar danos ao sistema, minha moto é 2010/2011 já do modelo com farol novo.

    • Acredito que tenha como fazer sim,mais ja adianto que será bem trabalhoso,ja que nao terá espaço e nem visão suficiente.
      Sobre danos ao sistema,ssinceramente nao vejo a possibilidades de causar danos,desde que seja feito os procedimentos com calma e cuidado,unico mal que pode acontecer é se na hora de desconectar embaixo do tanque for forçado a ponto de quebrar.

      • Adamastor em disse:

        Nelsinho Silva,

        Agradeço as suas informações, que me foram muito úteis, minha Fazer é 2010/2011 e está agora com 8.000 km, eu fiz a regulagem das válvulas como você descreveu, tive dificuldades para a retirada do tanque que tem mais ligações do que foi descrito, e as tampas das válvulas usam chave de boca numero 24, desta forma eu não retirei o tanque com medo de danificar essas ligações, deu muito trabalho, mas com calma e carinho, eu levantei o tanque e o suportei a uns 15 cm de altura pra facilitar o trabalho.

        Como curiosidade a válvula de admissão estava travada, não passava de jeito algum a lâmina de 0,05, mas ficou tudo bem depois da regulagem, aproveitei pra colocar uma vela de iridium e amanhã vou andar com ela pra ver como ficou, aparentemente está tudo bem depois que a liguei pra ver se funcionava (rs).

        Acredito que na revisão de 1000 km a agência estragou a regulagem das válvulas porque antes dessa revisão ela fazia 32,84 km/l com médias parciais de 32,54 / 32,86 / 33,14 km/l e depois da revisão de 1000 km ela passou para uma média de no máximo 28,5 km/l.

        Por isso, eu acredito que isso deva ter acontecido pelo travamento da válvula de admissão que como disse estava com folga menor que 0,05 mm.

        Vamos ver agora se com a boa regulagem e a vela nova de iridium eu volte a fazer médias acima de 30 km/l na minha forma tranquila de conduzir a moto.

        De novo,

        Muito obrigado e parabéns pelas informações.

        Adamastor Vaz

  6. Geovane em disse:

    para retirar o tanque é necessário ele estar sem vazio ou a mangueira tem uma sistema que bloqueia a saída do combustível quando retirada?

  7. Geovane em disse:

    aguardo resposta obrigado

  8. rogeriobraga em disse:

    muito bom tirei minhas duvidas!grato,rogeriobraga

  9. William F.dos Santos em disse:

    meus parabens pela sua explicação excelente valeu

  10. pablo careli em disse:

    excelente conteúdo! parabéns

  11. edumirante em disse:

    Parabéns
    precisamos de pessoas como vc ,que são prestativos
    obrigado

  12. vandinei em disse:

    alem das valvulas, tem mais alguma coisa que pode fazer barulho do lado direito do motor quando o motor esta quente

  13. marivaldo em disse:

    Gostei mande o seu email tenho uma faizer mais eu mesmo gosto de dar manutenção grato pela dica. Até mais

  14. Dias em disse:

    Excelente publicação camarada, muito técnico e preocupado com as dificuldades da manutenção residencial de nossas máquinas…perfeito.

  15. João Danilo em disse:

    Bem explicado, se todos os mecânicos tivesem os mesmos cuidados com o motor e disciplina para fazer o trabalho seria otimo a todos.

  16. Rodrigo em disse:

    Amigo, como faço pra trocar os retentores das valvulas, já que to olhando pra elas ! hehehehe

    • Olá,infelizmente nao sei te ajudar,essa parte é um pouco mais complicada e eu cheguei a ter a necessidade de troca-las,por esse motivo,nao cheguei a aprender mexer nessa parte.
      Recomendo o serviço de um profissional se tiver duvidas

  17. Fabiano em disse:

    Obrigado!

  18. Antonio Oliveira em disse:

    Eh normal o motor da fazer ser barulhento? Tenho uma 2013 e faz o maior barulho, Vou levar na concessionária e ver que pode ser feito.

    • Opa,é normal sim,ele ter um barulho como se tivesse valvulas batendo,mais fique atento,pode ser que a sua esteja acima do normal,se nao tiver condiçoes de levar logo ha uma CC Yamaha,pelo menos,tente ouvir o barulho em outra fazer pra comparar

  19. Celso barcelos em disse:

    mt boa explicaçao ,deu para entender direitinho,
    valew pelo esclarecimento
    abraços

  20. luna em disse:

    gostei muito vai ajuda na minha duvida valeu galera por ajuda não só a min mas a todos que te
    m duvidas sorbre suas motos parabens

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